Crítica Fanfic – A Saga de Valquíria
Aparência (9/10)
Quesito avalia a capacidade da Fanfiction de atrair leitores, levando em conta o título, capa e sinopse.
A sinopse é o que mais chama a atenção na apresentação da Fic. Poética, explicativa e curiosa, deixando o leitor ansioso pelo desenrolar da história.
O autor mostra a maestria das palavras, com trechos magníficos, a beijar a poesia e a tomar um efeito grande e inteligente. Ninguém que passar por ali poderá deixar a leitura para depois.
A Capa mostra a imagem daquela que assumimos ser Valquíria, uma mulher com força e beleza. Um tanto simples, sem muitos efeitos e com o título meio apagado onde está escrito “a saga”, destacando o nome do personagem numa fonte adequada, mas perdendo o enfoque das primeiras palavras logo acima.
Pontos descontados: 1,0 Pelas palavras pouco visíveis no início do título.
Ortografia (8/10)
Quesito avalia as habilidades na Língua Portuguesa e a formatação do capítulo
O capítulo inicial começa logo com uma abertura bem feita, e a organização do texto se mostra bela.
A escrita é coerente, e os detalhes vão surgindo de forma rica e crescente. Não existem erros gritantes, a gramática e o conteúdo em si estão bem apresentados.
Porém, existem alguns erros de digitação onde vê-se claramente a falta de uma preposição. Também pode se encontrar “presa” ao invés de pressa. Ou então a falha ao usar o hífen no lugar de travessão.
Coisas simples que uma revisão mais cautelosa pode limar com facilidade.
Temos também a questão de repetição de Ela/Ele ao longo da narrativa, e isso se torna muito cansativo. O autor pode pesquisar por sinônimos, usar adjetivos ou mesmo o subentendido no decorrer, para que a leitura se torne mais limpa.
O mesmo acontece nas palavras escolhidas durante a narrativa, é comum ver as mesmas repetidas várias vezes num único parágrafo.
Pontos descontados: 0,5 Pelos erros de digitação; 1,5 Pela repetição dos pronomes e de palavras.
Crítica Final (10/10)
Quesito finalmente avalia a fanfic como um todo na escrita, enredo, desenvolvimento e verossimilhança.
A Saga de Valquíria é uma leitura bastante prazerosa. É crua e não procura floreios para exibir os acontecimentos. Logo de início somos sugados para a comoção que nos é entregue, torcendo e rezando durante a luta e a dor que se seguem, esperando que a má sorte mude, e no final do primeiro capítulo somos confrontados com a dura realidade.
A narrativa é contada de forma sublime. Nos remete ao mundo criado, e nos afasta de um conto de fadas habitual, onde a mocinha seria protegida por um belo príncipe logo no início. Não. Aqui temos a luta de uma mãe para proteger a si, e as suas filhas. Afastada do que mais amava e conhecia, para a fria realidade que a espera.
O leitor nos leva para um desenvolvimento, onde choramos com Valquíria, e aos poucos vamos assistindo o que se segue com a personagem, sem desejar abandoná-la de modo nenhum.
É então nessa curiosidade que nos apegamos, e encontramos uma misteriosa e mágica solução para os acontecimentos. Uma estranha lufada de ar fresco, uma esperança dentro de uma caverna.
Valquíria mexe com os nossos sentimentos de forma arrebatadora. É uma leitura bastante recomendável.
Nota final: 9
Amy Ideas
Unknown
quinta-feira, 3 de setembro de 2015
Related Posts